terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Boston Legal à portuguesa

Há 1 semana fui surpreendida com a notícia de ter à minha espera, no Algarve, onde só vou trabalhar 1 vez por mês, uma citação judicial do Tribunal da zona que só podia ser levantada por mim. Um pouco apreensiva (será que me meteram um processo em cima?!) liguei para os correios para me fazerem o serviço SIGA. Não segue nada que citações têm de ser levantadas no local, em mão! E esta? Alguém espera que, morando em Lisboa, me desloque quase 600Km para levantar em mão uma citação judicial que nem sei a que diz respeito???

Felizmente o funcionário dos Correios era simpático e lá me deu o número do processo e o telefone do Tribunal. Uma escrivã amável (ainda falam mal dos funcionários públicos...) explicou-me que tinha de estar hoje no dito tribunal para prestar declarações, como testemunha de defesa. Suspirando de alívio (ufa, não é nenhum processo, boa) e simultâneamente lixada por suporem que tinha de me deslocar os tais Km para ser testemunha num caso de que ouvia falar pela primeira vez (!!!), comecei a pensar como me livrar da situação, quando fui ameaçada que a faltazinha não justificada iria custar mais de 200€.

Na posse do telefone da advogada do arguido (a escrivã continuava uma simpatia) lá deixei uma mensagem à dita. Dignou-se telefonar? Qual quê! Passadas mais umas horas lá voltei a ligar (porque raio insistia em resolver isto, quando afinal nem tinha assinado a maldita citação e, na prática, ninguém podia dizer que eu sabia?) e consegui perceber para que queriam o meu testemunho.

Pergunto eu: será inteligente convocar uma testemunha que não sabe minimamente ao que vai? E fazê-la deslocar-se um porradão de Kms, sem despesas pagas claro (que "comprar" testemunhos não vale), esperando que ela faça um testemunho abonatório?? Não me parece!

Informada que podia pedir uma vídeo-conferência ao meritíssimo juiz, lá me resignei a fazer o pedido, que foi concedido.

Assim, lá estava hoje às 14h num Tribunal, novinho e todo moderno. E lá estive e lá estive e lá estive que isto de dizerem que é ás 14h não quer dizer que é a hora a que prestamos declarações.

Por agora, chega, amanhã há mais. À falta de varanda, de charutos e da companhia do Danny Crane e do Alan Shore vou beber qualquer coisa para ajudar a prevenir a constipação que já estou a sentir por causa do frio que rapei à espera da justiça. Next, on Boston Legal: as vicissitudes duma testemunha.

Sem comentários:

Enviar um comentário