sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Grow old along with me

A primeira vez que o vi, há 10 ou 12 anos, vinha com a mulher. Falava pouco e permitia que ela falasse por ele. O que não deixava de ser estranho, já que a mulher, numa tentativa de suicídio falhada, tinha destruído a metade inferior da face com um tiro de caçadeira e só muitas cirurgias lhe permitiam agora articular um discurso que doía ouvir. Ela era mais animada que ele, que parecia triste e prestava pouca atenção à conversa que o rodeava e que a ele dizia respeito.

Já não sei há quantos anos a mulher deixou de o acompanhar e não recordo se foi alguma doença ou mais uma tentativa, desta vez concretizada, que a levou. Sei que durante uns tempos ele andou ainda mais desinteressado, com um aspecto por vezes desleixado, não ligando muito aos conselhos e cumprindo mal tudo o que lhe diziam para fazer.

Há 2 ou 3 anos está outro. Educado sempre foi, mas agora está mais falador, sorri com frequência, cuida-se e cumpre. Uns meses depois de ter notado esta mudança não pude deixar de lhe dizer que era um prazer ver como estava um homem novo.

Abriu-se em confidências. Foi preciso chegar a esta idade para ser feliz, disse-me animado. Arranjou uma companheira, uma senhora, educada e honesta que o trata com carinho e desvelo. A diferença de idades ainda é alguma (10 ou 15 anos) mas não é nenhuma miúda interesseira, assegura-me ele.

Os filhos dele não gostam, confessa. Temem talvez pela herança, mas ele acha que ao longo da vida já fez sacrifícios suficientes por eles, que os colocou bem na vida e que não tem pecados antigos para pagar.

Ainda não conheço a responsável pela mudança, mas sempre que o vejo conta-me animado os passeios e viagens que já fez e os que planeia fazer, as férias passadas no México, no Brasil e a alegria que tem em poder dar estes mimos a quem tanto merece.

Torço por ele e para que tudo corra bem, tenho a certeza que assim vai acontecer. Afinal, já tem 78 anos. Seria bom que continuasse a crescer feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário