quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Peixe frito, dietas e mães

Hoje foi dia do carro ir à revisão. Assim, lá tive de andar de transportes públicos suburbanos (com hipótese de ter ficado a trabalhar em Lisboa, a 5 minutos de casa, quem me mandou preferir os subúrbios...), uma experiência que ocorre uma ou 2 vezes por ano e sempre por causa do maldito carro.

Para lá a viagem foi calma, sonolenta e de interesse apenas a paisagem. Para cá vinha tudo calado, a pensar na crise, quando para animar lá começa alguém a falar alto e bom som ao telemóvel dando ao pessoal a hipótese de se distrair

" Oh mãe, só podes tar a brincar! Atão ando a fazer dieta na escola para comer peixe frito ao jantar?!!
....
Não quero saber, o peixe frito não como! Isso não é dieta!
....
Atão não janto!
....
Não me interessa! Tchau!"

Desliga da mãe e toca de fazer nova chamada para fazer queixa da mãe

" ...
Atão não é que a minha mãe quer que eu jante peixe frito com arroz! Ando eu a fazer dieta!
....
Atão e ontem? Fez batatas fritas com salsichas e ovo estrelado! Só consigo fazer dieta na escola!"
(afinal as cantinas das escolas têm comida dieteticamente saudável, pensei eu...)
"....
Não janto.
....
Como uma sopa ou 2 torradas...
...
Sem manteiga, claro!
....
Não me interessa, o peixe frito é que eu não como!"

Não cheguei a ver a "gordura" da pequena porque a boa educação e a dificuldade em virar a cabeça para trás (ai as minhas cervicais...) não o permitiram. Mas tinha razão, a pobre da pequena. A mãe parecia mesmo que estava a boicotar-lhe a dieta temendo que a filha (que, pelo sotaque, devia ter a tendência genética da sua raça para nádegas, ancas e coxas largas) ficasse uma pobre escanzelada... Não se admite.

Lá cheguei à malvada da oficina e enquanto espero que me tragam o corcel e a bruxa da conta é o meu telemóvel que toca

"Olá mãe
Onde é que estás?
Cheguei agora à oficina para vir buscar o carro.
Então não queres passar por aqui? Hoje fui buscar cozido para o almoço e vinha muito bem servido, sobrou tanto, podias levar para o jantar...
Oh mãe, mas então não dá para comeres isso amanhã?
Amanhã já não me sabe bem. E assim já tinhas jantar..."
...
De facto, não estava mau o cozido. E não fossem os enchidos, a orelha e quejandos, sempre era mais saudável que o peixe frito...
As castanhas assadas ("ó filha, amanhã é S. Martinho e podias não te lembrar ou não encontrar...assim comes já hoje") também me souberam muito bem.

Pois é. A água, o ar, os nervos e as mães é que nos dão cabo das dietas. Não fosse isso e éramos todas como a Giselle!

Sem comentários:

Enviar um comentário